Pages

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

RESENHA: Cidade dos Ossos (Os Instrumentos Mortais #1) - Cassandra Clare

Que tal uma resenha?:


TÍTULO: Cidade dos Ossos
TÍTULO ORIGINAL: City of Bones
AUTOR(A): Cassandra Clare
EDITORA: Galera Record
PÁGINAS: 459


SINOPSE:

Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.



RESENHA:

Eita livrinho bom viu?! Um belo começo de uma série maravilhosa! Cassandra Clare é diva!

O livro conta sobre Clary Fray, que um belo dia decide ir à uma boate chamada Pandemônio com seu amiguinho Simon Lewis. Lá, ela se depara com umas pessoas esquisitas, com tatuagens esquisistas e armas muito mais esquisitas! E eles matam uma pessoa. Bem, não era uma pessoa. Era um demônio. Clary sai de lá e fica tudo bem. Né? Não.
Outro dia, Clary está com Simon em um lugar e a mãe dela liga pedindo ajuda e gritando e diz para a filha não ir para casa. E ela obedece? Claro que não! Ela chega em casa e está tudo revirado e destruído e sua mãe, desaparecida! Onde estará  Jocelyn e o que aconteceu com ela?
Clary, então, fica sabendo da existência de seres filhos de anjos com humanos (Nephilim): os Caçadores de Sombras, uma espécie de guerreiros que buscam e matam demônios. E a vida dela vira de cabeça para baixo.

Então, isso é o máximo que posso dizer sobre o livro sem dar muitos spoilers.
A premissa do livro parece interessante não é? E realmente é! Cassandra Clare criou um mundo fantástico rico em detalhes em magia e o escondeu dentro do mundo normal.
A escrita dela, especificamente nesse livro, não é uma das melhores (mas sua escrita evolui no decorrer da série), mas isso impede que você se jogue de cabeça nas páginas e letras de Cidade dos Ossos? Não! O enredo maravilhoso e a ação constante te desviam a atenção da escrita não muito boa da autora.
O livro é narrado em Terceira Pessoa por vários personagens, tais como Clary, Simon, Jace e Isabelle.

E o que falar dos personagens? São incríveis! Até mesmo o vilão, Valentim, é incrível! Muito verossímeis e bastante críveis (tirando a parte deles caçarem demônios...)! Clary é uma protagonista forte e decidida (mas nem sempre...), daquelas que agem como bem entendem. Jace é bastante excêntrico e muito sarcástico e fala tudo que pensa.


"O menino nunca mais chorou, e nunca se esqueceu do que aprendeu: que amar é destruir, e que ser amado é ser destruído."

Um dos pontos baixos do livro eu já citei aqui: a escrita de Cassandra Clare. Eu sentia, às vezes, que ela se perdia no enredo e ficava enrolando. Mas isso não vai te atrapalhar na leitura! 

Bom pessoal, recomendo muito Cidade dos Ossos e toda a série Os Instrumentos Mortais para todo mundo! É uma série maravilhosa e atualmente estou no quarto volume, Cidade dos Anjos Caídos.

Espero que tenham gostado e até mais!




6 comentários:

  1. Oi Gus!
    Sei que a série tem milhares de fãs, mas nunca tive vontade de ler. E vc já está no quarto livro? Então deve estar gostando ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, obrigado pela visita!
      Acho que você devia dar uma chancezinha... quem sabe?
      E sim! Estou amando a série!!

      Excluir
  2. Oi Gus, eu li esse primeiro livro da série mas não consegui seguir em frente. O final do livro me surpreendeu, devo admitir, mas isso já faz uns 2 ou 3 anos e, mesmo tendo a sequência em casa, não me animei para ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só digo para vocé ler porque a série fica muito melhor a cada livro que passa, e são 6. Mas entendo que muita gente não gosta dessa série :/

      Excluir
  3. Olá Gus! Primeiramente parabéns pela resenha, e só fez aumentar minha curiosidade por essa série e em breve irei ler, mas primeiro quero completar a coleção.

    meninoliterario40.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Davidson, obrigado pela visita! Bom, leia mesmo e espero que goste tanto quanto eu!

      Excluir